Que sabor CTO sua empresa precisa

Que sabor CTO sua empresa precisa?

você não trabalha com tecnologia (e talvez até mesmo com isso), talvez você não saiba que o papel “final” da tecnologia em uma empresa é profundamente variado. O mesmo papel pode até mudar ao longo do tempo no mesmo negócio, e isso significa que os CTOs precisam se adaptar ou ser alterados para atender às necessidades do negócio.

Eu passo muito do meu tempo ajudando as empresas a entender que tipo de CTO elas precisam. Eu também tenho a sorte de poder fazer a mesma pergunta de CTOs (e aspirantes a CTOs), perguntando que tipo de líder de tecnologia eles querem ser. Às vezes, isso leva a uma discussão sobre se o papel do CTO é realmente correto para eles. Em muitos casos, a ampla responsabilidade e a falta de foco prático pedem que deixem muitas das coisas que amam na porta do escritório.

O CTO do Exército Suíço
Entrei no mundo da tecnologia em 1997, sem treinamento formal em tecnologia. Eu saí da universidade com um diploma em ciências sociais que teve o benefício significativo de me permitir passar muito tempo no centro de computação da universidade esperando por uma das minhas quatro palestras por semana. Esse tempo livre significava que eu sentava e hackeia sites juntos, antes que o Javascript existisse. Sites de hackers me deram meu primeiro papel de tecnologia, o que me proporcionou uma carreira maravilhosa em tecnologia.

Sendo um hacker desajeitado, e deixado com pouca supervisão, eu peguei todas as funções de tecnologia possíveis. Administrei bancos de dados, comprei hardware, coloquei o kit em centros de dados, dimensionei a infraestrutura, criei equipes de engenharia, desenvolvi roteiros de produtos, mudei para a nuvem e assumi o mundo da TI corporativa, lançando CRMs e suporte de desktop. Minha carreira é apenas o topo da forma de T ideal; Eu conheço muitas coisas, mal.

O CTO Corporativo
Crescer como um líder de tecnologia através dos noughties significa que eu tenho que sair com um monte de gente “IT”. As conferências a que assisti foram cravejadas de homens brancos de aparência não saudável, de certa idade, principalmente de grandes corporações. Suas funções no CTO foram definidas por projetos de milhões de dólares com centenas de funcionários, a senioridade conferida a eles pelo tamanho de suas equipes de suporte e pelo número de dígitos em seus orçamentos. Tamanho importava. As empresas monstruosas – IBM, HP, Oracle, Microsoft – dominavam suas conversas e seu papel era pelo menos metade contador; eles gastaram seu tempo negociando ofertas de licenças de milhões de dólares, entendendo a melhor maneira de capitalizar as compras maciças de hardware. Jogar golfe era uma exigência do papel. Naquela época, era comum as CTOs se reportarem ao CFO, que tradicionalmente possuía a única tecnologia no negócio, o sistema financeiro.

O CTO de inicialização
Mas, lentamente, à medida que os anos noves cediam aos adolescentes, o papel da CTO mudou. A tecnologia deixou de ser sistemas corporativos massivos, marcados pelo número de desktops gerenciados. De repente, a tecnologia tornou-se engenharia de software, e os líderes de tecnologia eram programadores entusiastas. Cinza, ternos corporativos transformados em hoodies e treinadores, e o papel de liderança de tecnologia tornou-se uma entrega de software, em vez de aquisição de hardware. Em muitos casos, o CTO teve que equilibrar tanto um histórico de engenharia quanto uma responsabilidade pelo produto. Cada vez mais, o papel CTO veio para impulsionar a estratégia da empresa com o backlog do produto sentado em frente e no centro como a posição estratégica única da empresa. Essa geração de CTOs, especialmente em empresas mais jovens, geralmente não tinha experiência em “tecnologia de negócios” – as coisas chatas, como o fornecimento de telefones, CRMs ou sistemas de RH.

A terrível escolha para CTOs iniciantes
Uma das coisas que agora me são normalmente solicitadas para ajudar as empresas é passar de inicialização fragmentada para escala. Em algum lugar perto da marca de cinquenta pessoas, as startups começam a experimentar problemas de dimensionamento. Os grupos frouxos de tecnologia, vendas, produto e liderança começam a se desgastar, e ocorrem problemas de omissão e supervisão. GDPR acontece. Reuniões com investidores exigem previsões financeiras. A entrada de novos participantes no negócio é mais frequente. Laptops precisam ser comprados. Mais pessoas saem e contas de usuários são deixadas abertas. A equipe de tecnologia começa a escalar e encontrar desenvolvedores talentosos se torna um problema. Uma equipe de engenharia se torna dois esquadrões e a comunicação entre equipes começa a falhar. Com cada chefe adicional, a exigência de maior especialização em habilidades tecnológicas está em tensão com o escopo cada vez mais amplo do papel da CTO.

Muitas vezes, nesta situação, os olhos caem sobre o “CTO fundador” para detectar qualquer problema com um plugue conectado. O outrora engenheiro brilhante, responsável pelo sucesso inicial do negócio e reconhecido pelo esforço sobre-humano, é arrastado cada vez mais longe de seu primeiro software de construção de amor para resolver problemas.

E aqui está a escolha terrível para o líder de tecnologia enfrentar – você quer escalar com o negócio ou quer fazer o que ama? O dilema do fundador de Noam Wasserman existe tão fortemente para os fundadores técnicos como para os seus parceiros visionários.

Os arquétipos do CTO
Nos últimos anos, acompanhei o tipo de habilidades que as empresas exigem de seus CTOs e criei um conjunto de alto nível de grupos de habilidades que podem ajudar as empresas a entenderem o tipo de CTO de que precisam nesses pontos de inflexão. Talvez mais útil, também pode ajudar CTOs a decidir o que querem ser quando crescerem.

Embora as escalas variem para cada empresa, aqui estão as capacidades comuns de alto nível exigidas pelas diferentes funções do CTO. Você pode imaginar que haverá um conjunto de subescalas em cada uma dessas escalas.

Conhecimento de domínio
Quão importante é que o CTO tenha trabalhado neste domínio anteriormente? Existe algum conhecimento altamente específico requerido que levaria muito tempo para alguém sem essa experiência ganhar. Em alguns campos, como saúde, GIS ou finanças, o conhecimento do domínio pode ser crucial para o papel. Em outros, o conhecimento de domínio pode ser obtido ao longo do caminho e, frequentemente, mais rapidamente do que as pessoas imaginam.

Engenharia
Esta função do CTO trabalha principalmente para produzir software ou plataformas? O CTO é capaz de trabalhar com princípios e equipes complexos de desenvolvimento de software? O CTO precisa tomar decisões sobre código e infraestrutura? Em algumas empresas, essa é a maior parte do papel, em outras (por exemplo, muitas PMEs), não há exigência de código.

Estratégia
O CTO será necessário para conduzir a estratégia da empresa? Será que eles estarão interagindo em nível de diretoria / diretoria ou com investidores para construir e comunicar uma estratégia abrangente? A empresa está planejando mais de um ano, exigindo um sólido conhecimento dos princípios de gestão estratégica?

produtos
Em muitas empresas de tecnologia, o produto e a tecnologia andam de mãos dadas. Freqüentemente, o papel do CTO e Chief Product Officer (CPO) é confundido. O CTO entende como construir novos produtos e manter os existentes, em vez de apenas criar o código para suportá-los? Existe um CPO ou um grupo de produtos forte já no negócio?

Tecnologia Empresarial
O CTO precisa assumir a responsabilidade pela tecnologia do usuário final? Em algumas empresas, essa pode ser a maior parte da função CTO, por exemplo, apoiar equipes internacionais com sistemas telefônicos complexos, CRM, e-mail, ERP e até mesmo tecnologias específicas de domínio, como sistemas de manufatura ou controle de estoque. Isso já é tratado nos negócios por outro papel, talvez um CIO ou COO?

Dados
Existe um requisito específico para o CTO otimizar e gerenciar dados organizacionais? Isso é particularmente verdadeiro para sistemas grandes e altamente transacionais, ou empresas que possuem requisitos de dados complexos, como equipes de ciência de dados ou necessidade de armazenamento de dados ou sistemas de BI complexos. Em algumas empresas, os dados são a força vital dos negócios, em outros, é um adendo.

Grandes equipes
O gerenciamento de pessoas é uma habilidade totalmente separada dos grandes desafios de engenharia. O CTO trabalhou com equipes grandes e complexas? Eles têm uma boa compreensão do gerenciamento de desempenho, estabelecimento de objetivos, cultura e recrutamento necessários para construir e manter equipes? O papel é bem apoiado por uma forte função de RH / Pessoas no negócio? É provável que haja uma exigência de que o CTO precise executar atividades de RH difíceis ou complexas, como demitir funcionários com desempenho insatisfatório, fazer redundâncias ou terceirizar uma equipe grande?

Comercial
Com escala vem a complexidade comercial. O CTO tem a capacidade de criar modelos financeiros complexos para trabalhar dentro do negócio. Por exemplo, eles precisam ser experientes em compensações de capex e opex, precisam de experiência em fusões e aquisições ou em processos de aquisição difíceis?

Segurança e Conformidade
Existe uma linha de base para todos os CTOs se encontrarem com segurança e conformidade, mas no contexto do negócio, existe uma barra maior para atender? Por exemplo, nos setores de saúde, financeiro ou jurídico, segurança e conformidade têm uma prioridade muito maior. O risco e os padrões da empresa, como GDPR, HIPAA, ISO27001, SOC2 / 3, PCI DSS e CCA CSM, são penosos, mas valiosos. Esse papel precisará de um foco especial sobre isso?

O problema de modelagem
Esse modelo é naturalmente uma simplificação da função CTO e há um equilíbrio entre complexidade e facilidade de uso. Em muitas empresas, o modelo pode ser dividido em uma simples questão binária; “É um CTO de engenharia ou um CTO da Business Tech?”. Para empresas de tecnologia, geralmente é o primeiro e o desafio é código ou infraestrutura. Em outras PMEs, sua luta é com a compra dos sistemas certos e o apoio aos usuários finais.

O CTO do unicórnio
O ponto-chave a ter em conta é que estas não são escalas exclusivas: ser um grande engenheiro não impede que também seja excelente na estratégia de produtos. No entanto, você deve assumir que, quanto mais as capacidades de “classe mundial” demonstradas por um CTO, mais valem para o mercado. Você deve assumir que pagará caro pelo privilégio de contratar um desses unicórnios de 9 pontos.

Existe também o desafio do headspace. Isso é algo que eu experimentei dolorosamente em minha carreira, crescendo com uma empresa para assumir a responsabilidade por tudo, desde UX Design até Data Science, com tecnologia de negócios intermediária. A mudança de contexto entre tantos projetos e domínios diferentes e desconexos foi dolorosa. A opção que tomei foi reestruturar o meu papel, dividindo-o em dois, com Product e Engineering em uma função e Business Tech e Operations em outra. Era óbvio que eu estava fazendo um trabalho ruim tentando gerenciar tudo isso em uma casa.

Marcando-se

Por interesse, aqui está minha persona de CTO com canivete suíço – sou aceitável em dados e engenharia, mas adoro trabalhar na Strategy. Sou capaz tanto de tecnologia de produto quanto de negócios; Se você quer que eu escreva código, eu definitivamente sou o CTO errado para você. Se você quiser que eu implemente o Office 365 ou o Salesforce, não há problema.

Neste exemplo, deixei de fora o conhecimento de domínio. Se me pedissem para trabalhar em um negócio de recrutamento, eu teria um bom resultado (mas nunca mais, obrigado). Se você quisesse que eu participasse de uma empresa de fabricação de widgets, precisaria de algum tempo para acelerar seus widgets. Suas pontuações, como as minhas, sempre serão contextuais.

A planilha do Google está disponível para qualquer pessoa aqui. Sinta-se à vontade para fazer uma cópia e jogar com suas próprias pontuações – deixei o meu como um indicador para você.

Por favor, sinta-se à vontade para participar da conversa e adicionar à discussão sobre o que faz um bom CTO. O que eu perdi? O que eu poderia deixar de fora?

Eu também adoraria saber como você, como CTO, ou como uma pontuação de negócios. Como é o seu papel perfeito no CTO?


Advertisement